Em evento promovido por Jovair, novos prefeitos recebem orientação sobre gestão pública

Em seminário promovido pelo líder do PTB na Câmara dos Deputados, Jovair Arantes (GO), prefeitos, vereadores e autoridades de Goiás receberam orientações do ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, e de técnicos dos principais ministérios e órgãos do governo federal sobre como elaborar projetos para conseguir verbas da União em benefício dos municípios.

Nesta quarta-feira (30), na abertura do 5° seminário “Relações entre Municípios e Governo Federal”, Jovair Arantes enfatizou que o gestor organizado, que tem planejamento e busca uma administração diferenciada, com qualificação e parcerias, tem mais chances de conseguir corresponder à expectativa da população.

O parlamentar ressaltou que, por ter a noção exata da importância desses esclarecimentos, é que realiza, após as eleições municipais, o seminário.

“O objetivo é mostrar aos novos prefeitos e vereadores boas práticas que podem resultar em ações públicas para resolver muitos dos problemas dos municípios, com geração de emprego e renda, qualidade de gestão e administração enxuta. Isso tem dado um resultado positivo. Muitos dos nossos prefeitos sobressaem-se exatamente porque se preocupam com isso”, declarou Jovair Arantes.

Parceria

O ministro Ronaldo Nogueira ressaltou, durante o encontro, que os municípios são os entes federados estão mais próximos das pessoas, e que a parceria deles com o governo federal é essencial para que o Poder Executivo possa atuar.

“A parceria com municípios é fundamental para que a União, através de seus programas, possa executar os programas de uma forma mais eficiente, para que os resultados sejam mais eficazes. O governo conta com municípios, entidades e instituições para que, juntos, possamos resolver, de uma vez por todas, essa questão de ociosidade, de falta de oportunidade de ocupação concreta”, afirmou o ministro.

Ronaldo Nogueira aproveitou o seminário para relembrar que o Ministério do Trabalho já possui convênio com os municípios, e que a ideia é ampliar os programas em 2017.

Segundo ele, a orientação do presidente Temer é de que haja “disposição permanente de diálogo e de aproximação, tanto com estados e municípios, como com instituições que representam os diversos segmentos da sociedade”.

Palestrantes

Participaram, como palestrantes do seminário, o secretário de Gestão do Ministério dos Transportes, Luciano Castro; a assessora do Ministério da Saúde, Luna Bouzada; o secretário nacional de Estrutura do Turismo, Neusvaldo Ferreira; o técnico da Secretaria Nacional do Ministério das Cidades, Valdeci; o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Francisco Rodrigues; o diretor do Incra, Rogério Arantes; o representante do Ministério dos Esportes, Célio René; e o diretor do programa Luz para Todos, do Ministério de Minas e Energia, Aurélio Pavão.

Matéria – Érica Amorim
Fotos – João Ricardo (Jotaric)

Acesse a galeria de fotos

5° seminário Relações entre municípios e Governo Federal

Deixar uma Resposta